sexta-feira, 2 de março de 2012

Dicas dos Mestres 1 - André Longarço

Olá amigos, hoje vou começar aqui uma série de posts com dicas especiais dos grandes aquapaisagistas brasileiros. Essas dicas ajudarão (e muito) o pessoal que participa ou tem intenção de participar dos concursos de aquapaisagismo nacionais e internacionais. 

Meu objetivo foi buscar as dicas de alguns dos aquapaisagistas brasileiros de maior destaque e mais bem sucedidos no cenário nacional e internacional. 

Por fim, gostaria de salientar que pra mim é uma honra ter contato pessoal com esses grandes mestres do aquapaisagismo nacional e que se tornaram grandes amigos. Mas vamos ao que todos esperam, as dicas:

As dicas de hoje são do grande aquapaisagista (e grande amigo) ANDRÉ LONGARÇO, o Lorson, da Aquabase Aquapaisagismo. O André me mandou uma frase que achei importante publicar aqui e é justamente o motivo de ele estrear a série de dicas: "Tentei abordar o tema de uma maneira mais abrangente, focando mais na “atitude do aquapaisagista”, na sua formação e menos nas técnicas aplicadas.":

Antes das dicas, vamos apresentar o André:

"ANDRÉ LUIZ LONGARÇO: 42 anos, casado e pai de duas “Pequenas Sereias”. Arquiteto Aquapaisagista formado pela Universidade Mackenzie e sócio fundador da Aquabase Aquapaisagismo.
Aquarista desde 1976 com mais de 10 anos de Aquapaisagismo. Possui diversos prêmios nacionais e internacionais de aquapaisagismo e faz parte do corpo de jurados do Concurso Paranaense de Aquapaisagismo (CPA).
Campeão CBAP categoria Plantados 2007 e Campeão CBAP categoria Nano-Plantado 2008.  Conseguiu conquistas internacionais com a  3º colocação no  AGA 2007 e 2º colocação no AGA 2008.
É também  Bussiness Manager da ADA Brasil, representante da Aqua Design Amano (ADA), empresa do lendário mestre Takashi Amano, o criador do estilo Nature Aquarium."

E as esperadas dicas: 

Planejamento e conhecimento: A base de tudo!
 ·         Para atingir qualquer objetivo é necessário estudo, planejamento e dedicação. Portanto, invista nos seus conhecimentos, planeje cada passo, saiba onde quer chegar e pratique muito, se dedique ao máximo.
No aquapaisagismo os resultados positivos são sempre proporcionais à dedicação empregada. Nada acontece por acaso.
 ·         O Aquapaisagismo requer estudo. Procure por informação de qualidade. Cuidado com a internet, pois nela “qualquer um escreve o que bem entende”. Saiba filtrar as informações. Busque contato com aquapaisagista de renome, com prática e experiência. Normalmente eles são solícitos e estão sempre dispostos a oferecer ajuda.
 ·         Desenvolva a sua ideia primeiro no papel ou mentalmente. Trace um plano de montagem. Escolha as plantas mais adequadas ao seu projeto e garimpe o seu hardscape. Lembre-se sempre da máxima: “Menos é mais”.
É muito fácil colocar inúmeros troncos e rochas numa montagem, mas é muito mais difícil harmonizá-las de maneira adequada e equilibrada.
  
Produtos e equipamentos: A escolha certa será fundamental para o sucesso da montagem.
 ·         Procure usar equipamentos e produtos de qualidade comprovada. Lembre-se que “o barato, sai caro”. Entretanto, nem sempre o produto mais caro é o mais adequado para o seu projeto.
 ·         Fuja de imitações e cópias. O desenvolvimento de um produto de ponta se faz através de muito estudo, pesquisa e investimento. É muita ingenuidade achar que a cópia é a mesma coisa que o produto original...se o fosse não seria chamado assim.
 ·         Procure conhecer todos os produtos disponíveis no mercado e compare todos que sejam do mesmo patamar qualitativo. Nunca compare um produto genérico com um específico. E lembre-se que nem sempre uma solução ou produto adotado por um aquapaisagista serve igualmente a outro.

Conceito e inspiração: Viva sempre de bem com a Vida e respeite e curta a Natureza.
 ·         Procure enxergar a vida, o cotidiano, de uma forma mais contemplativa. Observe a Natureza, como ela se desenvolve, como crescem as plantas, por onde correm os rios... Menos estresse, menos cobrança e mais amor, mais contemplação.
·         O conceito do verdadeiro layout provém do coração, do sentimento do aquapaisagista, por isso tenha calma e paciência na hora do desenvolvimento do projeto. Ele certamente será a representação artística do seu sentimento.
·         Busque inspiração na Natureza. Ela é a nossa musa, tudo provém dela. O conceito básico do Nature Aquarium é aprender com a Natureza para recriar Natureza

twitter: @lorson69

2 comentários: