terça-feira, 3 de setembro de 2013

Substratos que usei 2 - Húmus.

Húmus de minhoca


Apresentação: O húmus de minhoca foi, por muito tempo, o substrato mais utilizado por aquaristas de aquários plantados. Com o surgimento dos substratos industrializados, perdeu espaço. Se apresenta como um pó marrom bem escuro, e em sua forma bruta (como comprada em mercado) possui muitas  impurezas, como pequenos pedaços de troncos e folhas no meio, e em alguns casos é possível encontrar minhocas mortas.

Observações: Para o uso em aquário plantado, é necessária a realização de um tratamento, que vai desde a lavagem, cozimento ou assadura em forno, com o objetivo de eliminar o excesso de material orgânico.

Sugestão de tratamento você encontra no fórum Nature Aqua:

Prós: Preço. É um substrato muito barato, pois mesmo quando associado à laterita, o custo é muito pequeno. É, inegavelmente, um substrato bastante poderoso no que se refere a nutrientes. Dificilmente requer complementação, seja por pastilhas, seja por fertilização líquida. Por ser rico em nutrientes, depois de adaptadas as plantas apresentam crescimento vigoroso.

Depois de estabilizado o aquário (e isso leva um bom tempo), o húmus supre bem as necessidades das plantas.

Contras: Precisa de uma camada isolante generosa (recomendo no mínimo 5 cm), pois por se tratar de um substrato muito rico em nutrientes, a coluna d’água está sempre repleta de nutrientes, e caso não esteja bem isolado, o substrato pode acabar vazando para a coluna d’água em uma mexida de hardscape ou remoção de plantas, e certamente gerará uma crise de algas muito difícil de conter.

Como possui muita matéria orgânica (mesmo depois de tratado), é um substrato que leva muito mais tempo do que os concorrentes para estabilizar biologicamente. Se não for tratado corretamente, pode gerar bolhas de gás fétidos oriundo da decomposição da matéria orgânica que contém nele, e além de ter um cheiro ruim, essas bolhas sobem e levam consigo boa quantidade de substrato, causando transtornos com algas.

A minha experiência com esse substrato foi bastante frustrante no que se refere às algas. Tive uma infinidade de algas, tendo que realizar TPAs constantes e qualquer descuido tinha problemas boom de algas.

Quantidades: Em regra se utiliza uma camada de 1 a 2 cm.
Durabilidade: É o substrato com maior duração, havendo relatos de aquários montados a mais de 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário