quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cubo 30 cm. Nova montagem. Detalhe.

Depois de finalizado o projeto do cubo de 30 cm para o CPA, CBAP e IAPLC 2011 (em breve postarei as fotos), desmontei e já montei o novo projeto. Desta vez, dentre as plantas que utilizei está a Utriculária Graminifolia. De início tive a impressão de que ela não estava se desenvolvendo bem, porém foi só iniciar a fertilização com Macronutri-2 e Micronutri-1 da Mbreda e elas começaram a soltar novos runners e está em franco desenvolvimento.

A Utriculária é uma planta que sempre quis usar. Acho que o seu formato de grama (daí o nome) e sua cor verde brilhante dão um plus na montagem. Há algum tempo vi uma montagem chamada Acqua Naturale, de Alberto Faerna (Colectivo Acuadiseño Español), onde ele usa a utriculária graminifolia e isso aumentou ainda mais a minha vontade de usá-la em uma montagem.

O site Vitoria Reef nos fornece a ficha desta lindíssima planta:

Nome Científico: Utriculária Graminifolia 
Nome Popular: Utriculária Graminifolia
Familia: Lentibulariaceae
Origem: Sudeste asiático
Iluminação: 0,75w/l a 1w/l
pH min : 6,0 max: 7
Temperatura min : 20 max : 32ºC
Tamanho: até 7cm
Posição no aquário: frente/carpete
Manutenção: É uma planta exigente como todo carpete, precisa de CO2 e é interessante um replantio de novas mudas para se espalhar melhor pelo aquário.
Características: É uma planta carpete relativamente nova no aquarismo plantado, como todas utricularias é uma planta carnívora, aceita emersão onde solta lindas flores.
Reprodução: Fragmentos da planta, mudas laterais, sementes.

A ficha dela pode ser encontrada também nos sites: AquafluxSekaiScaping .

Nenhum comentário:

Postar um comentário