sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Produtos Brasileiros: MBreda e RC Flora

Recentemente - mais precisamente no Aquacast 8 da Aqualinea - foi levantada a questão dos produtos nacionais voltados ao Aquapaisagismo. Os amigos Adriano Montoro, Leandro Campos, Fabian Kussakawa e Alexandre Augusto discutiam sobre as novidades e deficiências dos produtos brasileiros voltados ao Aquapaisagismo.

No que tange aos substratos, é inegável que temos um dos melhores substratos do mundo produzido no Brasil, o Amazônia da MBREDA. Não é à toa que alguns grandes aquapaisagistas do exterior estão loucos para experimentar o Amazônia, pois é um substrato completo e possui a imensa vantagem de não precisar de camada inerte. Além disso, o Amazônia está presente entre os 27 melhores do IAPLC 2011, no aquário do grande aquapaisagista Luca Galarraga (isso sem contar o maravilhoso 44º do Adriano).

Já no que se refere aos fertilizantes, ao meu ver, as indústrias brasileiras estão finalmente investindo em qualidade. Temos o caso dos fertilizantes de Potássio, Micronutrientes e Fe++ da MBREDA, que são excelentes. Ao que me consta, a MBREDA está desenvolvendo alguns novos fertilizantes para completar a linha. 

Outra linha que ao meu ver é muito boa e o Rony Suzuki sempre elogia é a da Acquafauna, que tem uma linha completa. 

E agora, está surgindo uma nova linha chamada RC Flora. O meu amigo Rafael Compassi está investindo pesado em sua completa linha de fertilizantes cujas composições são bastante semelhantes aos da Flourish, da Sechem. A pouco tempo recebi do Rafael algumas amostras de seus produtos e estou gostando bastante. Pra quem ainda não conhece, vale muito a pena dar uma checada.

RC Flora.
 Então penso que o Brasil está crecendo a olhos vistos no setor do aquapaisagismo, sobretudo no setor de fertilização e substratos. De qualquer forma, como foi ressaltado no Aquacast 8, alguma empresa brasileira precisa começar a investir em equipamentos para aquarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário