terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bate papo com Luca Galarraga - Apnea

Olá amigos, pouco antes da divulgação do resultado do CBAP 2012 eu bati um papo com o grande aquapaisagista Luca Galarraga sobre sua montagem Apnea, que ficou em 18 º Lugar no IAPLC 2012 e 9º Lugar no ROAPLC 2012. Quando já tinha preparado pra publicar, veio o resultado do CBAP 2012 e essa mesma montagem foi a campeã da categoria plantados.


IngáScaping: Mestre Luca, esse ano você participou dos concursos de aquapaisagismo com duas montagens maravilhosas, Apnea e Cielo Estrellado, obtendo a 18º colocação no IAPLC e 9ª Colocação no ROAPLC com o Apnea. Qual a sensação de ser o brasileiro melhor colocado em concursos internacionais? A que você atribui o seu sucesso nos concursos?
Luca: O sucesso nos concursos eu atribuo a muito estudo, trabalho e determinação. Este ano o trabalho em equipe proporcionado pelos membros do Aquabase Layout Team foi determinante para atingir esse resultado final. Quanto a ser o brasileiro melhor colocado, prefiro sempre lembrar das palavras do meu  amigo e irmão André Longarço: “A cada ano começamos da estaca zero, o importante é fazer sempre o seu melhor, superar seus próprios limites!!” Neste ano eu me sinto realizado profissionalmente, pois consegui produzir o melhor aquário de minha carreira como aquapaisagista.

IngáScaping: Suas montagens são sempre planejadas anteriormente com muito cuidado, certo? No caso desta montagem, Apnea, seguiu à risca seu plano ou foi adequando plantas e hardscape conforme a natureza foi agindo no crescimento e desenvolvimento?
Luca: Esta montagem foi bastante planejada, inclusive desenhada em minhas férias no litoral paulista, mas meus aquários sempre passam por adequações ao longo de sua maturação, e este não foi diferente ...

IngáScaping: Quanto tempo levou para a conclusão desta obra de arte?
Luca: Este foi meu aquário mais rápido, apenas 65 dias da montagem à foto final.

IngáScaping: As plantas de sua montagem demonstram uma saúde extrema, com cores vibrantes. Conte-nos um pouco sobre a manutenção desse aquário (tpas, fertilização, podas, etc).
Luca: Um aquário como este requer manutenção quase diária. O que pode parecer um castigo para muitos, torna-se um prazer para aquele que aprende a interagir com a natureza em suas mãos. Neste caso, o aquário respondia tão bem aos cuidados de poda, fertilização e manutenção, que era quase um vício, me chamava diariamente para cuidar dele (papo de maluco, não? Mas sei que alguns irão entender esse sentimento!).

IngáScaping
: Em minha opinião, um dos pontos fortes dessa montagem é a parte intermediária, que muitas vezes é esquecida pelos aquapaisagistas. Como é o seu planejamento para essa área de transição?
Luca: Não sei se concordo com você ... nunca pensei neste aquário desta forma. Para mim, todas as partes do aquário são igualmente importantes, e preocupo-me com todas elas ... Um dos pontos fortes que considero neste trabalho é a cortina de Vallisneria sp. “nana”.

IngáScaping: Pelo resultados dos dois maiores concursos internacionais (IAPLC e AGA), pudemos notar que os melhores colocados foram aquapaisagistas que abusaram do verde em detrimento das plantas vermelhas. Já nos concursos nacionais, ao menos nos últimos, temos notado uma preferência dos aquapaisagistas pelo vermelho marcante. Acredita que o verde seja uma nova tendência no aquapaisagismo mundial?
Luca: O uso das cores é uma ferramenta poderosa e não deve nunca ser desprezada. Entretanto, não é fácil conseguir resultados naturais, o que é conseguido mais facilmente utilizando apenas tons de verde. Tanto não penso desta forma, que em meu próximo trabalho eu me inspirarei nas cores outonais vivenciadas nas montanhas de Urabandai, no Japão.

IngáScaping: Muito obrigado por esta breve entrevista, mestre Luca. Gostaria de deixar alguma mensagem aos aquapaisagistas que acompanham o Ingáscaping?
Luca: Eu é que agradeço o seu trabalho de divulgação deste maravilhoso hobby. Minha mensagem é para os aquapaisagistas brasileiros acreditarem sempre em seu potencial, e que participem de todos os concursos, nacionais e internacionais! Estamos sendo cada vez mais respeitados internacionalmente, precisamos continuar mostrando a nossa força!

Setup do aquário:
Dimensões: 120 x 45 x 45cm
Filtragem: 3 x Eheim Ecco 2236.
Iluminação: 6 x 54W T5 Gieseman.
Substrato: Mbreda Amazônia.
Fertilização adicional: Linha Seachem Flourish.
Injeção de CO2: 3 bolhas/seg.
Fauna: Hyphessobrycon herbertaxelrodi e Neocaridina heteropoda.
Flora:Glossostigma elatinoides, Marsilea hirsuta, Riccia fluitans, Elatine triandra, Utricularia graminifolia, Limnophila sp. “Vietnam”, Hemianthus calitrichoides “Cuba”, Hemianthus micranthemoides, Helanthium tenellum “blood”, Staurogyne repens e Valisneria sp. “Nana”.


Fotos: www.cbap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário