sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bate Papo com Leandro Artioli


Olá amigos leitores do IngáScaping. Por ser a primeira postagem do ano, inicialmente gostaria de desejar a todos um excelente 2013, que seja um ano de muitas realizações para todos.

Como primeira postagem trago a vocês um bate papo muito bacana como aquapaisagista LEANDRO ARTIOLI, membro do Aquabase Layout Team, 19º colocado no IAPLC 2012, Campeão da categoria 28 ~ 60 litros do AGA e Best Of Show deste último. Confiram.




IngáScaping:
Olá, Leandro. Primeiramente, conte-nos um pouco de sua experiência no aquapaisagismo (início, participações em concursos, influências, etc).
Leandro: Descobri o aquapaisagismo através de minha mãe, que mora em Recife-PE. Quando fui visitá-la em 2009 deparei-me com 5 aquários cheio de plantas. Foi aí que comecei a me interessar. Aqui em São Paulo-SP dividia apartamento com dois amigos, Michel e Ruben, que sempre iam no meu quarto quando estava fazendo TPA para tirar sarro, ou ameaçar fazer uma fritada com os camarões e peixes. Era engraçado. O primeiro concurso foi em 2010, no IAPLC, depois de muita insistência de alguns amigos da Aquabase. Ainda não me acostumei com a ideia dos concursos, pois o aquapaisagismo para mim é uma fonte de paz e tranquilidade, momentos que divido comigo durante horas, sem vê-las passar, tento fazer com que esses momentos não se tornem disputas. Aos sábados me reúno na Aquabase com o pessoal e conversamos sobre temas variados, além de aquapaisagismo. Hoje em dia encontrei outra forma de paz e tranquilidade dentro desse hobby nessa cidade caótica... sábados com os amigos.
É lá que tenho inspirações para meus aquários e a isso se soma minha infância em um sítio no interior do MS, e pescarias no pantanal, pois nasci lá...

IngáScaping: Sua montagem "unknown way" venceu a categoria 28L ~ 60L do AGA e ficou em 19º Lugar no IAPLC em 2012. Nota-se da montagem uma grande dedicação com relação à região intermediária, com uso de musgos e plantas de folhas menores. Como foi o planejamento deste aquário?
Leandro:Para ser sincero o aquário foi fluindo aos poucos... Quando era mais jovem costumava desenhar em grafite o corpo humano, então tive alguma noção de perspectiva e proporção. O Aquabase Layout Team me ajudou muito durante o desenvolvimento, as dicas sempre são muito pertinentes e além disso os encontros permitiram ter várias outras ideias.

IngáScaping:Esse aquário seguiu exatamente o seu plano inicial ou teve alguma parte dele que foi modificada depois de plantado (hardscape ou troca/acréscimo de planta)?
Leandro:Eu modifiquei muito. Principalmente no que diz respeito às plantas do fundo, quando inseri outras posteriormente. Depois que minha cabeça começou a queimar de tanto mudar, fiquei trocando apenas o hardscape que estava mais solto. As vezes me deparava com o relógio batendo 2 da manhã. mas foi interessante, momentos de muita reflexão e uma boa música sempre tocando.
Tem um material muito interessante de um time lapse que fiz 2 meses antes do concurso. Muita coisa foi trocada até a data da foto, mas é interessante ver o desenvolvimento das plantas no período de uma semana.
Note que há uns cortes na filmagem, que era o período noturno. Há uma visível mudança no tamanho delas.

IngáScaping:O resultado final de sua montagem foi fantástica, mas existe algum ponto do aquário que não lhe agradou ou não ficou exatamente como você planejou?
Leandro:Como toda criação, o criador sempre vê defeitos. Quando se observa muito alguma coisa os detalhes começam a incomodar. Mas coisas pequenas, nada muito significativo. Aquário nessas proporções não permitem muitas "acrobacias". Cada movimento errado era suficiente para derrubar muita coisa. Fazia muito estrago. E quando colocava no lugar já não era o mesmo e novas ideias surgiam. Acredito que assim é que se melhora. Esses dias estava lendo um livro do Stephen Hawking muito interessante que dizia "é melhor viajar com esperança do que chegar. Nossa busca de descobertas alimenta nossa criatividade em todos os campos [...]. Se chegássemos ao fim da linha, o espírito humano definharia e morreria." (O Universo numa Casca de Noz, Introdução). 

IngáScaping:Uma dúvida minha: Porque não participou do CBAP com esta montagem?
Leandro: Questão curiosa e que me causa bastante tristeza. Queria muito participar, mas perdi a data de inscrição. Estava num momento de muita correria no trabalho, sem muito tempo e quando fui me dar conta tinha passado um dia do encerramento das inscrições.

IngáScaping:Sabemos que a criação de grupos e times vem fortalecendo o aquapaisagismo brasileiro. Até que ponto você acredita que a sua participação no time aquabase ajudou na elaboração deste aquário?
Leandro: Sou membro do Aquabase Layout Team desde sua criação. Acho que sem o time meu aquário não chegaria onde chegou. É aquele ditado, clichê, mas é verdade, "a união faz a força". E não é só a questão do layout, mas também as dicas sobre equipamentos e manutenção. Foi-se o tempo em que eu adquiria equipamentos "tabajara". No time você vê a comprovação do que é bom e o que não é acerca dos equipamentos. Produtos de qualidade sempre dão o melhor resultado, é praticamente matemático. Os mestres André Longarço e Luca Galarraga são excepcionais tanto no conhecimento e acessibilidade quanto na didática daquilo que ensinam. E as técnicas utilizadas não são restritas apenas ao time, e são disponíveis a todos nos workshops da Aquabase.

IngáScaping: Quais seus planos e projetos para o ano de 2013 no aquapaisagismo?
Leandro: Bom, tive uma surpresa desagradável no final de 2012 que me fez mudar tudo. No início daquele ano coletei um hardscape sensacional no sítio que mencionei. As raízes ainda não estavam totalmente secas, e por isso deixei na casa do meu pai para secar. Em novembro ele chamou um jardineiro que achou aquele "bando de galho" no canto. Foi tudo para o lixo. Como não moro lá, fiquei sabendo só depois. Quem sabe na próxima viagem consigo algo parecido, mas isso ficará para 2014. Ainda estou trabalhando as ideias para 2013.

IngáScaping: Leandro, muito obrigado pela sua disposição e que 2013 seja um excelente ano para você. Se quiser, deixe um recado para os leitores, principalmente aos aquapaisagistas que estão iniciando no hobby.
Leandro: Acredito que muita gente perde a empolgação inicial quando vê o aquário desandar. Brasileiro tem costume de procurar alternativas mais baratas para conseguir resultados que estão nas revistas, mas nem sempre o mais barato te garante algo de qualidade, então procurem os melhores produtos. Não pensem que aquilo ou aquele produto dá na mesma. Papo de vendedor. Reparem que falei especificamente em questões econômicas, pois não é um hobby barato. Mas como todo hobby é algo que traz prazer, satisfação, faz a pessoa esquecer do mundo e relaxar. Além disso vai estar na sua sala! Então para que ter dor de cabeça não é? Outra coisa que acho importante é que não são apenas produtos que importam, mas toda a assistência que a loja/gallery proporciona. Espero que os iniciantes tenham bons momentos curtindo esse hobby. E por último, estudem. Não é só colocar umas pedrinhas no aquário e achar que vai ficar bom. Aí sempre vem a pergunta, por que não consigo fazer igual esse ou aquele? Estudar é a melhor coisa. Existem cursos/workshops que ajudam no aperfeiçoamento. São muito bons.

Dados do aquário:
Medidas: 60x30x30 cm
Plantas: Fissiden Fontanus, Nambei Moss, Hidrocotile Sibthorpioides (maritima), Rotala Indica, Rotala Rotundifolia, Hemianthus Calitricoides, Riccia Fluitans, Hemianthus Micranthemoides,Anubia Nana Petit, Rotala sp 'Nanjenshan', Limnophila Vietnam, Tenellus Blood
Fauna: Paracheirodon simulans
Substrato: Power Sand M, Aqua Soil Amazonia
Filtragem: 2x Eheim 2215
Iluminação :6 x T5 14w

Nenhum comentário:

Postar um comentário