terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dica de Renato Kuroki. Aeração noturna em plantados.


Olá amigos. Há algum tempo tenho lido sobre a aeração dos aquários plantados após o fotoperíodo. Trata-se de um assunto bastante polêmico no fóruns de aquarismo, e nem sempre achamos uma explicação adequada.

Bom, o que eu já sabia é que essa prática é muito utilizada na ADA Gallery do mestre Takashi Amano e bastante difundida no Japão. Assim sendo, para esclarecer minhas dúvidas sobre o assunto, resolvi perguntar diretamente a quem esteve lá por muito tempo e tem muita experiência nesse quesito: o grande aquapaisagista RENATO KUROKI, da Aquabase Aquapaisagismo, que recentemente esteve nos contando de sua experiência no Japão no VI Encontro Aqualon. 

Renato Kuroki durante sua palestra no VI Encontro Aqualon.

 O Renato, sempre muito atencioso, respondeu o seguinte sobre esta prática:

"Eu aprovo e uso a aeração noturna e a maioria dos japoneses também o fazem. No Nature Aquarium as bactérias são importantíssimas para o equilíbrio de todo o sistema (aquário plantado). No período noturno as plantas invertem seu processo respiratório liberando CO2, sendo que o aumento é significativo, chegando a matar até camarões, que são mais sensíveis. As bactérias, por sua vez, são ainda mais sensíveis, e acabamos perdendo muitas no período noturno, acarretando possíveis problemas causados pela desequilíbrio biológico, como algas.
Há também aqueles que acreditam que como as plantas absorvem O2 a noite, devemos supri-las com um fornecimento extra. O que observei em todos plantados japoneses é que a saúde, qualidade e cristalinidade da água é impressionante.
Podemos fazer esta aeração com compressores com pedras porosas que podem ser ligadas após as luzes desligarem, ou através da saída de filtro canister como é feito no ADA Gallery."

Assim sendo, conforme podemos notar da experiência do amigo Renato Kuroki, realmente existe um benefício nesta prática (aeração do aquário após o fotoperíodo), então, porque não usar? Fica a dica para os amigos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário