segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pogostemon Helferi

Por muito tempo eu quis a Pogostemon Helferi, planta de uma beleza extrema, com folhas trabalhadas e em forma de estrela, porém bastante dificil de achar. A primeira vez que a vi foi em uma montagem do Américo Guazzelli e logo me apaixonei pela planta.

No meio do ano de 2010, em uma passagem pelo Cantinho da Samambaia, ganhei do mestre Rony Suzuki uma pequena mudinha, de no máximo uns 4 cm, e com todo o cuidado do mundo eu a plantei em um potinho e coloquei no meu mudário. Depois de um tempo, quando ela já estava estabilizada, passei ela para o substrato normal do meu aqua mudário e hoje ela se propagou de tal forma que já cheguei a ter que me desfazer de várias mudas.

É uma planta muito boa para compor a área de transição do aquário, pois conforme vai soltando novas brotações laterais, estas vão crescendo e formando uma belíssima moita.

Pogostemon Helferi no meu aqua mudário.
Para quem se interessar pela pogostemon, segue a ficha retirada do site Sekai Scaping:

Nome popular: Downoi ("Dao noi", pequena estrela)
Nome científico: Pogostemon helferi 
Temperatura: 23 - 30°C
Origem: Ásia / Tailândia
pH: indiferente
GH: nunca muito baixo
Taxa de crescimento: Médio a Lento
Posicionamento no aquário: Planto frontal ou médio
Injeção de CO2: Não é necessária
Iluminação: Média a alta / fica mais baixa e compacta sob forte iluminação
 
Mais informações sobre a Pogostemon Helferi você pode encontrar nos sites da Aquabase AquapaisagismoTropica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário