quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dicas dos Mestres 6 - Fabian Kussakawa

Olá amigos, estou retornando com a série Dicas dos Mestres e trazendo hoje mais um grande mestre e amigo, o Fabian Kussakawa

Fabian Kussakawa é aquapaisgista de Foz do Iguaçu - PR, 5º lugar no CPA 2012, 2º lugar no AGA - Nano 2011 e 3º lugar no AGA 28 a 60l, 3º lugar no  ASE - Nano 2011, 5º lugar no CBAP - Nano 2011, 1º lugar no CBAP - Nano 2010, 185º lugar no IAPLC 2010, 6º lugar no CBAP - Nano 2009, 3º lugar no CPA 2009, 4º lugar no ASGAT CPA 2009, 4º lugar no ASE - Nano 2009, 3º C lugar no BAP - Nano 2008 e 7ºlugar no CBAP - Nano 2007.

Vamos às preciosas dicas do Fabian:

Bom como sou um aquapaisagista relativamente recente....espero poder contribuir e ajudar aos que estão iniciando nesse hobby que mexe com sentimentos, arte, estudo e muita dedicação.

Quando você para e observa atentamente um aquario vencedor ou uma paisagem na natureza sendo por fotos ou indo ate o local, você começa a atentar-se aos detalhes de execução tanto de perspectivas, camadas e hardscape. Isso é  o poder de observação, pois sem inspiração para quem está começando é um tanto vago  ficar falando de termos técnicos antes de mostrar o resultado final como fonte de impacto.

1.º   Estudo e planejamento
Alguns iniciantes cometem muitos erros de forma inconsciente, porque ainda não pararam para estudar e planejar o seu layout. Isso é comum tentar sem antes ler e observar. Note que algumas regras temos que seguir e por isso ficar atento a elas é de suma importancia.
Sempre comento que para começar no aquapaisagismo para mim é estudar primeiro as plantas (seu metabolismo) o comportamento depois de uma poda e como reage com tipos diferentes de temperaturas de luz, isso faz com que você tenha mais liberdade de poder compor o layout sabendo qual a planta que  irá se encaixar melhor, e também tempo de execução, pois temos plantas de crescimento mais lentas e outras mais rapidas.
Ter testes para fazer a medição dos nutrientes que estão na agua é interessante para saber as futuras causas de algas e até desenvolvimento das plantas para não comprometer o tempo de finalização do layout.
E por fim o planejamento que é saber escolher o display em conformidade com o hardscape escolhido. Alias isso é de extrema importancia. Projetar esse display para o tipo de luminaria e o tipo de flora, e até mesmo o tipo de camada inerte mostram o comprometimento de um aquapaisagista que está em pleno desenvolvimento.

2.º   Dedicação e paixão
Isso eu aprendi com o mestre Rony Suzuki. Dedicação aliada a paixão pelo hobby, tornam  você um aquapaisagista determinado.
Sabe.... ficar meses cuidando de um aquario ou ate 1 ano cuidando para chegar no resultado que você quer,  é realmente  algo que exige muita determinação para poder passar pelas fases mais críticas (algas e maturação) e isso sem uma vontade a parte que é a paixão por esse hobby maravilhoso não tem como prosseguir.
Mais um detalhe  não desista no primeiro problema que encontrar...se o hobby fosse perfeito simplesmente não teria sentido ingressar nele. Faça com vontade para que seja um hobby que de prazer. 

3.º   Hardscape e regras
Aqui vai ter gente que irá discordar do que penso.
Se você não sabe oque é hardscape, vamos estudar...O material escolhido para compor o seu layout podem ser de pedras, rochas, cascalho, troncos, raizes, folhas, cascas de arvore ou pedras e por ai vai...isso é o hardscap, e hoje em dia achar  um de qualidade no Brasil não é uma das tarefas mais faceis para quem estáo começando ou ate mesmo para quem ja tem algum tempo nesse hobby.

E por isso quando você consegue um pacote sendo de rochas do mesmo grupo ou raizes do mesmo grupo com qualidade, o seu layout poderá sim ter um impacto melhor. Lógico isso não é regra mas convenhamos um hardscape notável... faz a diferença.

Claro aquapaisagistas de renome podem usar um hardscape náo tão bom assim e conseguir obter resultados otimos...mas na verdade geralmente, todos procuram o melhor hardscape aquele com mais ranhuras isso no caso das pedras e rochas ou troncos com mais imperfeições e raizes todas contorcidas.
Bom agora que você entendeu oque é hardscape vou dar a minha opinião. Creio que o uso deles hoje em dia nos concursos está sendo aplicado de uma forma diferencial , antigamente falavam que para usar tal tipo de tronco não podia ser usado com pedras ou se voce usasse raizes náo poderia usar troncos e pedras ou vice-versa. Ah também algumas regras do Takashi Amano falando sobre posicionamento de troncos e pedras. Eu tenho minha opinião e antes mesmo de ser comum hoje quebrar algumas regras, eu já considerava isso normal, pois tirar ou privar a liberdade de expor oque voce quer mostrar no seu paisagismo, para mim é podar ideias fora dos conceitos que podem dar excelentes resultados.

4.º   Visão


Você deve dar importância que o seu aquário é para ser visto como um todo e não apenas uma planta ou um peixe. E para que isso ocorra em um aquário, recomendo usar peixes pequenos geralmente tetras que não passem dos 2cm e de uma mesma especie para que dessa forma, não denunciamos assim o tamanho do display.
Usar um cascalho de granulometria de 0 a 2mm de cor neutra nada colorido; porque de nada adianta usar peixes exoticos e na escala certa, se você estiver usando um cascalho colorido e de granulometria grande irá comprometer a qualidade final.  E quando você estiver vendo o material de hardscape pedras e troncos, visualize as escalas de tamanhos diferentes mas que condizem com o tamanho do aquário, por isso recomendo um aquario com pelo menos 35cm de largura. 

Veja o hardscape ja imaginando onde as plantas irão ficar...isso exige espaços para tipos de plantas de diferentes escalas.
E quando tudo isso estiver ok...Prepare sua maquina de fotografia e tire fotos e analise de varios ângulos. Tenha em mente que uma analise de autocritica e consultar aquapaisagistas mais experientes ajudará a clarear a sua visão.


5.º   Regra do porque não?
Sabe aquele aquário que você monta pela primeira vez,  estuda e no fim, as vezes não fica como voce esperava?
Bom ai entra a regra do porque não? Como assim?
Se você está vendo que não está indo bem ou que não vai obter o resultado que planejou, porque esperar para mudar?
Sei que ha o planejamento e tudo mais...mas se realmente com todo esse planejamento não esta do seu agrado é hora de pensar e refazer o layout antes de perder alguns meses. No caso recomendo para iniciantes começar com pequenas mudanças e melhorias no acabamento. Uma vez que não teve jeito mesmo....Refaça, porque tenho certeza que sairá melhor do que a primeira tentativa.

Mas faça tudo isso com calma, repense bem , adapte-se se for necessário. Não tenha medo de remover a planta que voce pensou que iria ficar legal, ou o tronco que não encaixou com nada. O ditado de quanto mais voce mexer piora...isso não concordo de forma alguma, o certo no aquapaisagismo seria: Quanto mais você mexer ...melhora.

Site: http://www.fabianpk.com.br/
Twitter: @fabianpk
Para quem ainda não viu os outros posts da série:

Um comentário:

  1. Gostei da matéria....eu comprei o livro do mestre Rony Susuki porém, a informação do Fabian Estudo e planejamento é uma coisa importante deixada de lado por muita gnt....vou segurar a onda e estudar e planejar meu aquario.

    ResponderExcluir